Periscópio
É um acessório fundamental dos submarinos, usados para captar imagens acima da água. Também teve largo uso em guerras, para observar movimento inimigo de dentro de trincheiras. É também chamado de berinscópio.
Um periscópio básico utiliza dois espelhos paralelos, a certa distância um do outro. Os espelhos devem estar num ângulo de 45°, pois, caso contrário, a imagem não ficará perfeita. Os raios luminosos atingem o primeiro espelho, que os reflete para o segundo espelho; daí são novamente refletidos para o visor.
O trajeto completo da luz possui a forma aproximada da letra "Z", onde por uma das extremidades a luz refletida pelos corpos a serem observados entra, e pela outra ela atinge os olhos do observador, possibilitando que este veja o que, a princípio, estaria fora do seu alcance de visão.
Construção do periscópio:
Materiais:
- Cano de pvc;
- Joelho de pvc (junta)
- 2 Espelhos na medida do cano
Modo de fazer:
Cole os joelhos nas pontas do cano, um deles virado para cima e outro para baixo.
Pegue os espelhos e posicione dentro do joelho no ângulo de 45º aonde reflita a imagem de um no outro.
( Resumo simples somente para a compreensão dos alunos)
Achei muito interessante esse periscópio pois tem um ângulo certo de 45 graus e tem vários espelhos que se pode ver bem certo as pessoas,pequena ou grande, ao contrário a imagem não fica perfeita.
ResponderExcluirIsso porque o raio de luz incide dentro do espelho que está nele e reflete as pessoas.
Conceitos básicos e físicos sobre o Periscópio.
ResponderExcluirO periscópio tem a principal função de facilitar a observação de objetos a partir de carros de combate e de um modo geral, a partir de locais protegidos. Também é usado nos submarinos em imersão, para poder observar a partir da superfície da água. Nos submarinos atuais existem vários tipos de periscópio, de pesquisa e de ataque, em que é possível variar as ampliações da imagem.
O periscópio básico emprega dois espelhos, paralelos, a certa distância um do outro. Os raios luminosos atingem o primeiro espelho, que os reflete para o segundo espelho, daí são novamente refletidos para o visor. O trajeto completo da luz tem a forma aproximada de um Z. Também podem utilizar prismas no lugar dos espelhos. Nos prismas ocorre o fenômeno da reflexão total. Dentro de cada prisma, o raio atinge a face maior em ângulo superior ao ângulo-limite. E os espelhos ou prismas sempre devem ser colocados em um ângulo de 45°.
Por: Mariana Grimaldi.
Conceitos sobre Periscópio
ResponderExcluirO modelo mais simples de periscópio é constituído por um tubo comprido com espelhos em ambas as extremidades colocadas a 45° com a direção de observação. Ele funciona da seguinte forma: Os raios luminosos atingem o primeiro espelho, que os reflete para o segundo espelho, assim são refletidos para o visor. O uso mais comum dos periscópios é em submarinos, onde são utilizados para verem objetos ou a área sobre a superfície da água, enquanto o submarino está submerso.
O outro modelo é mais avançado ele utiliza prismas no lugar de espelhos. Nos prismas ocorre o fenômeno da reflexão total. Dentro de cada prisma, o raio atinge a face maior em ângulo superior ao ângulo-limite, sendo assim, totalmente refletido.
Periscópio
ResponderExcluirO periscópio basico tem dois espelhos de 45° paralelos, cada espelho fica a uma certa distancia um do outro. O raio atinge o primeiro espelho e reflete no outro espelho dai ele reflete novamente no visor.
O trajetorio tem forma parecida com um Z, o periscópio pode utilizar prismas no lugar dos espelhos e tem reflexão total. Os periscópios mais modernos chegam a medir 15 metros de comprimento e 25 de diametro.
Como ele tem uma ilusão de optica, os objotos visto nele são menores do que realmente são.
O periscópio é um acessório fundamental dos submarinos, usados para captar imagens acima da água. Também teve largo uso em guerras, para observar movimento inimigo de dentro de trincheiras. É também chamado de berinscópio.O trajeto completo da luz possui a forma aproximada da letra "Z", onde por uma das extremidades a luz refletida pelos corpos a serem observados entra, e pela outra ela atinge os olhos do observador, possibilitando que este veja o que, a princípio, estaria fora do seu alcance de visão.Um periscópio básico utiliza dois espelhos paralelos, a certa distância um do outro. Os espelhos devem estar num ângulo de 45°, pois, caso contrário, a imagem não ficará perfeita. Os raios luminosos atingem o primeiro espelho, que os reflete para o segundo espelho; daí são novamente refletidos para o visor.
ResponderExcluiro periscopio mostrado na aula pelo professor Julio feito com um cano pequeno e dois joelhos e mais dois espelhos com um angulo 45 graus dentro dos joelhos, deu uma ideia real de como é um periscopio de verdade.
ResponderExcluirÉ um experimento no qual é necessário obter um cano pvc ,que contenha dois joelhos com espelho dentro de inclinação exata de 45º para que assim a luz incidida no espelho de cima reflita no espelho0 de baixo transmitindo visualmente oque o periscópio aponta,facilitando a observação de objetos
ResponderExcluirpor : Carolina Oviedo
O periscópio é um experimento que nos facilita ter uma observação de objetos visualmente nítida . Sendo necessário um cano pvc no qual contem dois espelho de um ângulo de 45º.Essa inclinação permite que o raio incidido no espelho de cima reflita no espelho de baixo transmitindo a visão em que é apontado o periscópio . É também muito usado em submarinos para localizar algo ....
ResponderExcluirPor: Ariel Lopes
O periscópio foi uma experiencia da turma que pude observar que com um cano pvc e com dois espelhos em ângulos de 45º ,posso ter uma visão nítida em que o objeto é apontado , sendo que os raio luminososatingem o primeiro espelho que os reflete para o segundo espelho,assim tendo novamente refletidos para o visor ...
ResponderExcluirPor : Paulo Ricardo
Na aula datada em 7 (sete) de maio de 2012, o professor Julio, mostrou para a turma um periscópio. Ao analisar este objeto, percebi que, numa linguagem técnica fisicamente, falando, a imagem obtida através, do periscópio, se dá pelos seguintes fatores; O periscópio básico emprega dois espelhos, paralelos, a certa distância um do outro. Os raios luminosos atingem o primeiro espelho, que os reflete para o segundo espelho; daí são novamente refletidos para o visor. O trajeto completo da luz tem a forma aproximada de um Z. Os periscópios são acessórios fundamentais dos submarinos, usados para captar imagens acima da água. Sendo o segredo para se obter uma imagem nítida, a angulação dos espelhos, que deve ser de 45°.
ResponderExcluirAtt. Jadyerson Ramos.
Tem como função de aperfeiçoar a imagem de longe para perto! Apenas com espelhos colocados corretamente pode modificar o trabalho de muitas pessoas,um objeto relativamente pouco visto,ser tão útil a diversos meios de trabalho humano como nos submarinos citado pelo professor em sala de aula.
ResponderExcluirNa aula de Fisíca do professor Júlio no dia 08/05...foi levado pelo prof. um Periscópio que tem própriedades importante no uso em submarinos,para que haja a possíbilidade de olhar no alcanse da terra dentro de uma imorme profundidade tento seu ângulo de 45° nos cantos que possa refletir as imagens nitidaz de longue alcanse e com base na lei de reflexão que aprendemos no andamento das aula de Física.
ResponderExcluirIsso é bem divertido de fazer,me lembro uma vez que li em um livro infantil como se fazia um parecido. Acabei fazendo pra ver e eu usei numa brincadeira de esconde-esconde com meus primos, se você souber usar direito acaba por se tornar muito útil em momentos como esse.
ResponderExcluirO periscópio funciona principalmente para permitir ao utilizador ver as pessoas sem que seja necessário se mostrar por completo. Se usado com sabedoria, dá pra bancar uma de espião numa boa! Gostei.
O periscópio é um acessório fundamental dos submarinos, usados para captar imagens acima da água. Também teve uso em guerras, para observar movimento inimigo de dentro de trincheiras. É também chamado de berinscópio.
ResponderExcluirUm periscópio básico utiliza dois espelhos paralelos, a certa distância um do outro. Os espelhos devem estar num ângulo de 45°, pois, caso contrário, a imagem não ficará perfeita. Os raios luminosos atingem o primeiro espelho, que os reflete para o segundo espelho e são novamente refletidos para o visor.
O EXPERIMENTO PERISCÓPIO FACILITA MUITO A VIDA DE QUEM NECESSITA OBSERVAR A SURPERFÍCIE, SÓ COM OS ESPELHOS E OS REFLEXO E OS MATERIAS NECESSÁRIOS. MAS OS PRINCIPAIS SÃO ESSES DOIS ELEMENTOS.
ResponderExcluirmeu conceito sobre o Periscópio é que ele tem como função principal de facilitar a visibilidade de um local que ao olho dificultaria pelo fato de ser composto por dois espelhos de 45° ocorre com que se tem a visibilidade melhore em locais dificieis ,o periscópio utilizado nos submarinos não usa de simples espelhos planos e sim de prismas ópticos o que reflete num espelho eu vejo refletindo em outro!
ResponderExcluirna aula de segunda feita 07 de maio , pude observar o periscópio básico emprega dois espelhos, paralelos, a certa distância um do outro. Os raios luminosos atingem o primeiro espelho, que os reflete para o segundo espelho; daí são novamente refletidos para o visor. O trajeto completo da luz tem a forma aproximada de um Z
ResponderExcluirNa aula de física do dia 7 de Maio, o professor Julio pediu um relatório sobre o periscópio apartir do experimento dos alunos do diurno. Ele é feito de cano de pvc, 2 joelhos de pvc colados em cada ponta do cano em sentido contrario do outro, dentro de cada um deles é colocado um espelho em um ângulo exatamente de 45º somente assim ele ficara certo. Os raios luminosos que atingem o primeiro espelho refletem no espelho da outra ponta e formando a imagem. O periscópio por exemplo é usado em submarinos pois são usado para captar imagens acima do mar, é um objeto muito antigo e seu nome tem significado de "ver em volta". O trajeto que a luz percorre tem forma parecida a de um Z, aonde as extremidades da luz refletida pelo corpo a ser observado entra e pelo outro lado ela atinge a visão da pessoa que esta olhando lhe dando o poder de ver o que estaria fora do alcance de sua visão.
ResponderExcluirO 1º periscópio construido que se tem noticia foi em 1894 pelo italiano Angelo Salmoiraghi, mas teria sido criado pelo russo Drzuewtecki em 1863. È um obejto importante nos submarinos pois serve para observar tudo que se passa acima da linha da agua na superfície. È usado também para se olhar o que existe do outro lado de um obstaculo à nossa frente. Basicamente são usados 2 espelhos colocados em paralelo distante um do outro. Eles devem ter um ângulo de 45º certo caso contrario a imagem não ficara perfeita. Os raios luminosos batem no 1º espelho que os reflete para o 2º espelho e são refletidos no visor. O trajeto da luz forma um Z; ela entra por uma das extremidades e para outra, atingem os olhos de quem está observando, fazendo com quem a pessoa veja o que esta fora do alcance de suas vistas.
ResponderExcluirO periscópio básico emprega dois espelhos, paralelos, a certa distância um do outro. Os raios luminosos atingem o primeiro espelho, que os reflete para o segundo espelho; daí são novamente refletidos para o visor. O trajeto completo da luz tem a forma aproximada de um Z. Os periscópios são acessórios fundamentais dos submarinos, usados para captar imagens acima da água.
ResponderExcluirOs periscópios também podem utilizar prismas no lugar dos espelhos. Nos prismas ocorre o fenômeno da reflexão total. Dentro de cada prisma, o raio atinge a face maior em ângulo superior ao ângulo-limite, sendo, por isso, totalmente refletido.
O periscópio é um acessório fundamental dos submarinos, usados para captar imagens acima da água. Também teve largo uso em guerras, para observar movimento inimigo de dentro de trincheiras. É também chamado de berinscópio.
ResponderExcluirUm periscópio básico utiliza dois espelhos paralelos, a certa distância um do outro. Os espelhos devem estar num ângulo de 45°, pois, caso contrário, a imagem não ficará perfeita. Os raios luminosos atingem o primeiro espelho, que os reflete para o segundo espelho; daí são novamente refletidos para o visor.
O trajeto completo da luz possui a forma aproximada da letra "Z", onde por uma das extremidades a luz refletida pelos corpos a serem observados entra, e pela outra ela atinge os olhos do observador, possibilitando que este veja o que, a princípio, estaria fora do seu alcance de visão.
O periscópio teria sido concebido primeiramente pelo russo Drzewiecki, em 1863. Entretanto, o primeiro aparelho de que se tem notícia foi construído só em 1894, pelo italiano Angelo Salmoiraghi. O nome vem do grego periskopein, que significa “ver em volta.