Construindo uma câmara escura de orifício.
com uma lata de conservas vazia e um pedaço de papel vegetal, podemos construir uma câmara escura de orifício. Na face aberta da lata prendemos um pedaço de papel vegetal. na face oposta fazemos um pequeno furo.
Uma vela acesa é colocada diante da face que possui o furo. No papel da face oposta temos a formação da imagem invertida da vela.
Aproxime a câmara da vela. O tamanho da imagem aumenta, diminui ou não se altera?
R: A imagem se aumentou.
Observe também a imagem que se forma quando a câmara é colocada na frente de uma lâmpada incandescente cujo bulbo de vidro é transparente.
R: Na vertical inverte a imagem e na horizontal não ocorre inversão na imagem.
A seguir faça três pequenos furos num pedaço de papelão: um circular, outro retangular e o terceiro triangular. Ilumine o retângulo por trás o posicione-se na frente da câmara.
A imagem é invertida ou direita? Há troca da esquerda pela direita e vice-versa?
R: Ela inverte na horizontal e na vertical (com a vela).
Créditos: Mariana Corrêa, Mariana Grimaldi e Gabriel Alcântara
ResponderExcluirNa aula de física do professor Júlio Cesar, datada em 02/04/12, os meus colegas (Mariana e Gabriel), exerceram um experimento, sobre câmara escura. Na minha concepção aconteceu o seguinte: Ao colocarmos um pequeno objeto luminoso ou iluminado em frente à câmara, podemos observar a imagem formada na parede oposta ao orifício. Essa imagem é uma imagem real e invertida.
ResponderExcluirNa aula de segunda feira do período de física da data de 02/04/2012 foi apresentada um experimento feito pelos colegas (mariana Corrêa e Gabriel Alcântara ) no qual se tratava sobre câmara escura . No meu ponto de vista o que acontece é que quando colocamos algo luminoso em frente a câmara a luz obtida faz com que possamos observar a imagem na parede , esta imagem fica no seu tamanha real e inverta pois esta oposta ao orifício quando aparece na parede.
ResponderExcluirSegunda feira 02de abril de 2012 na aula de física , apresentou se uma câmara escura , pelo meus colegas Gabriel e Mariana , Câmara escuro que é a consiste numa caixa com um buraco no canto, a luz de um lugar externo passa pelo buraco e atinge uma superfície interna, onde é reproduzida a imagem invertida.
ResponderExcluirNa aula de física do dia 02/04 foi levado o experimento sobre câmara escura pelos os meus colegas GABRIEL A. e MARIANA C. que levaram os conhecimento de pesquisa dados pelo Prof. Júlio C. O trabalho é que a câmera escura de orifício:
ResponderExcluirTodos os raios de luz que são emitidos pelo objeto a ser projetado, passam através de um pequeno orifício e atinge o aparato no interior dela.
Com isso a luz que sai do ponto mais alto do objeto atingirá o aparato no ponto mais baixo da imagem projetada, formando uma imagem invertida.
É muito interessante o fato de que a luz por trás de um objeto faz a sua silhueta passar por um orifício em um dos lados de uma câmara escura projetando o no outro lado da câmara invertido
ResponderExcluirAo colocar-se um objeto, de frente para o orifício nota-se que uma imagem se refleti e aparece na face oposta da caixa, mas de foma invertida.
ResponderExcluirAchei muito interessante essa experiência da câmara escura com orifício. O modo como se a imagem estiver na vertical acaba por aparecer invertido no fundo e se estiver na horizontal não muda. Isso, se eu não me engano, mostra também como é feita a nossa visão, pelo que já li uma vez, é exatamente isso que acontece quando vemos um objeto, ele aparece invertido no interior de nosso olho, mas nosso cérebro consegue fazer com que a imagem fique no sentido normal. Realmente muito interessante, o grupo está de parabéns.
ResponderExcluirTodos os raios de luz que são emitidos pelo objeto a ser projetado, passam através de um pequeno orifício e atinge o aparato no interior dela.Com isso a luz que sai do ponto mais alto do objeto atingirá o aparato no ponto mais baixo da imagem projetada, formando uma imagem invertida.
ResponderExcluirÉ bárbaro o efeito que ocorre do objeto sobre a câmara,o objeto ficando em tamanho real,e podendo obter resultados até nos seus lados,em formas e estruturas diferentes!
ResponderExcluirDisse:É muito interessante este trabalho,percebi que através de uma câmera escura a imagem da vela ficou invertida. Pois a luz refletia no fundo os raios de luz da imagem se cruzam no orifício, ou seja, os raios da parte de cima se cruzam com os da parte de baixo da imagem deixando a imagem invertida no interior da câmera Assim como a imagem está invertida na retina, ficando para o cérebro fazer a correção. Sendo assim, em uma câmera escura a imagem sempre será invertida.
ResponderExcluirNa aula de segunda feira do período de física da data de 02/04/2012 foi apresentada um experimento feito pelos colegas (mariana e Gabriel) no qual se tratava sobre câmara escura.Ao colocar-se um objeto, de frente para o orifício nota-se que uma imagem se refleti e aparece na face oposta da caixa, mas de foma invertida.
ResponderExcluirExperiência da câmara escura com orifício é fantastico. colocando a camara perto da luz da vela vemos aumentar o tamanho da imagem, mesmo invertendo ela a imagem da camara não inverte.
ResponderExcluirmayara mello
No dia 02/04/2012 foi apresentado um experimento feito pelos colegas (Mariana e Gabriel). O experimento tratava-se de uma câmara escura, o que acontece é que quando colocamos um objeto na frente de um orificio, a imagem se reflete e aparece de forma invertida na face oposta da lata, isso acontece porque os raios de luz pase cruzam ao passar pelo orificio.
ResponderExcluirNa aula de fisica no dia 02/04/2012, os colegas (Mariana e Gabriel) apresentaram um experimento no qual tratava-se se de uma câmara escura, Ao colocar-se um objeto, de frente para o orificio, nota-se que uma imagem se reflete, mas de forma invertida, isso ocorre pois os raios de luz da imagem se cruzam no orificio, ou seja, os raios da parte de cima se cruzam com os da parte de baixo.
ResponderExcluir